Imasb

Massoterapia é só para relaxar ?

O público leigo em geral tem a visão que a massoterapia resume-se à alguém deitado em uma maca, recebendo uma massagem relaxante com óleos aromáticos,  ao som de uma musica tranquila, num ambiente agradável, cercado por velas e incenso.

Essa visão da massagem também faz parte do universo dessa modalidade de atendimento de saúde, mas a abrangência da massoterapia é muito mais vasta do que a maioria das pessoas pode imaginar.

A massoterapia tem origem milenar e praticamente todas as civilizações antigas do mundo criaram seus métodos de cura e preservação da saúde através da massagem.  Cada cultura incorporou ao processo de desenvolvimento da massagem, estratégias de resolução de problemas físicos e emocionais, utilizando a experiência acumulada em vários campos do conhecimento humano como filosofia, biologia e religião.

Portanto a massoterapia reúne todos esses conhecimentos e pode ser definida como o emprego de diversas técnicas de massagem, de origem oriental milenares e de origem ocidental modernas, utilizadas  como ferramenta de trabalho no processo terapêutico. Visando restabelecer o equilíbrio do funcionamento do corpo, prevenir e combater doenças, contribui para a melhoria da qualidade de vida, auto estima e bem estar.

A massoterapia é holística, pois pode interagir com vários aspectos relacionados com a saúde do ser humano, como físico, emocional e energético. Ela se destaca de muitos tratamentos que só combatem os sintomas e não atentam para os fatores causais dos estados patológicos.

De acordo com os objetivos e métodos empregados, podemos classificar a massoterapia em diversos tipos :

Massoterapia para bem estar e qualidade de vida

Essa modalidade está mais próxima ao que o senso comum conhece e envolve todas as técnicas de massagem empregadas em spas, hotéis e centros terapêuticos.

 Exemplos : Massagem antistress, Massagem com pedras quentes, Candle Massagem ( Massagem com Velas ), etc.

Massoterapia estética

Compreende o uso de técnicas de massagem com finalidade estética.  São empregadas técnicas que alteram principalmente a fisiologia da pele e melhoram a circulação e a imagem corporal.

Exemplos : Drenagem linfática, massagem modeladora redutora, lipoescultura manual, massagem  turbinada, etc

Massoterapia Laboral

É a aplicação de técnicas de massagem no ambiente das empresas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da equipe de trabalho, aumentar a produtividade, diminuir e prevenir afastamentos das atividades por doenças como LER e DORT.

Exemplo : Quick Massagem ( Shiatsu expresso ).

Massoterapia oriental

Seguem o conceito energético no qual a massagem pode restabelecer o fluxo natural de energia no corpo e o equilíbrio no funcionamento de todo organismo. Essas são técnicas milenares que normalmente se baseiam na medicina tradicional chinesa e na medicina Ayurvédica indiana :

Exemplos de massagens Chinesas :  Tui-ná, Anmá.

Exemplos de massagens Japonesas : Shiatsu Tradicional, Zen Shiatsu, Do-in.

Exemplos de massagens Indianas :  Massagem Ayurvédica Abhyanga, Tradicional Yoga Massagem Ayurvedica, etc.

Exemplos de massagens tailandesas : Thai massagem, Thai yoga massagem, etc

Massoterapia clínica

Métodos focados na resolução e prevenção de patologias específicas, ou em alguma alteração tecidual do corpo, que esteja gerando  disfunção e sinais de incapacidade mais acentuados no paciente.

Exemplos : Liberação Miofascial, Deep tissue (massagem profunda), rolfin, Massagem Transversa Profunda, técnicas de Liberação posicional, Pontos gatilhos, Massagem neuro muscular, etc.

Massoterapia desportiva

 Essa modalidade  é o emprego da massoterapia clínica no esporte, com a finalidade de manter o maior tempo possível o atleta em boas condições de treinamento. Ela é utilizada na fase de treino, competição e pós competição, através de abordagens distintas.

O mundo da massoterapia portanto é complexo e incrivelmente abrangente. E o relaxamento é apenas uma pequena amostra do que esse maravilhoso conhecimento pode trazer para todos.

Professor Ciro Kurush : Fisioterapeuta e Massoterapeuta, Formação em Yoga Massagem Ayurvédica ( Índia ), Thai Massagem em wat Pho School ( Thailandia ), Osteopatia estrutural, visceral e craniana ( Ebrafim ). Massoterapia ( INCISA – IMAM ) ha mais de 18 anos dedica-se ao ensino e pesquisa da massoterapia, coordenador da Toque de Sol – IMASB

7 thoughts on “Massoterapia é só para relaxar ?